Certificação Pelo ICSS

A certificação de profissionais dos fundos de pensão é um processo de aferição de conhecimento e/ou habilidades em determinada área com o objetivo de atestar a sua competência no exercício do cargo ou função.

A certificação representa o reconhecimento dos esforços de qualificação dos profissionais da Seguridade.

Esta modalidade de certificação é voltada para os profissionais que querem se destacar no mercado por meio do reconhecimento institucional de sua capacitação. O objetivo é aferir o grau de conhecimento dos candidatos com relação às áreas de competências definidas no programa do exame.

O candidato à Certificação por Prova deverá declarar que não sofreu:

•Condenação criminal transitada em julgado; e/ou

•Penalidade administrativa agravada por reincidência nos 3 (três) anos anteriores à data de inscrição no processo de certificação, por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar, e/ou como servidor público.

Ao se inscrever no processo de certificação por prova, o candidato precisará preencher a Declaração de Inscrição. O documento será enviado para o ICSS automaticamente, não sendo necessário digitalizar este material.

•Exame de Qualificação por Experiência Profissional; e/ou

•Exame de Qualificação por Prova.

O objetivo deste documento é apresentar os principais elementos do Programa de Educação Continuada (PEC) constante do Modelo de Certificação ICSS promovido pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS). Considerando que a certificação representa importante etapa de reconhecimento institucional do processo de capacitação profissional, que por sua vez se insere num contexto mais amplo de Educação Continuada, torna-se fundamental tratar deste tema no bojo dos esforços de certificação.

Isto significa na prática que o processo de qualificação deve ser empreendido continuamente, a fim não só de manter o nível das competências necessárias ao exercício do gerenciamento das entidades, como também desenvolver estas mesmas competências num sentido evolutivo de melhoria contínua.

Este é um entendimento já amplamente difundido e consagrado das práticas profissionais, induzido de certa forma pela constante mudança dos ambientes interno e externo das organizações, e também pelo avanço e expansão do conhecimento humano em todas as suas perspectivas.

A educação representa um processo contínuo e interminável, sem prejuízo de possuir ciclos mais intensos quando, por exemplo, da realização de cursos de graduação e pós-graduação.Também se entende que ela não se restringe aos cursos acadêmicos regulares, mas engloba também eventos formativos e informativos, tais como cursos livres, seminários, congressos, feiras, fóruns técnicos e estratégicos, ciclos de palestras, além da própria produção autoral de artigos, livros, estudos de casos, que de forma própria também contribuem para o desenvolvimento profissional.

Torna-se, portanto, necessária uma abordagem sistêmica da educação profissional. Este é o espírito do Programa de Educação Continuada do ICSS (PEC-ICSS), o qual constitui parte integrante do Modelo de Certificação ICSS, sendo sua aplicação prevista como uma das vias de renovação do Certificado.

O PEC-ICSS visa facilitar e motivar a qualificação continuada de seus participantes, permitindo tanto a renovação do Certificado obtido via Prova ou via Experiência, como também, de um modo geral, servindo de orientação quanto ao desenvolvimento das competências necessárias para o exercício diretivo e gerencial das EFPC.

Independentemente da questão de certificação os profissionais que atuam no mercado de previdência complementar, sobretudo aqueles que tomam decisões e lideram os trabalhos, necessitam estarem permanentemente qualificados para agirem dentro das melhores práticas e métodos administrativos.

No caso específico daqueles profissionais já certificados (quer pela aprovação na Prova ou pela via da comprovação de Experiência) que desejarem renovar no futuro o seu certificado deverão observar o cumprimento do PEC a fim de obter pontuação mínima de créditos.

Para mais informações no site: www.icss.org.br